Skip links

CARBONO

A ComBio possui uma área exclusiva para as temáticas de carbono que olha para os seguintes assuntos:

Desde 2014 a ComBio registra seu inventário de emissões no registro público de emissões do GHG Protocol, sendo que em 2016 já publicava o inventário auditado, obtendo assim o Selo Ouro.

Com a criação do Programa Biomassa Rastreada, a ComBio passou a contabilizar toda a pegada de carbono envolvida na cadeia de matéria-prima, contemplando todos os fatores de emissão aplicável, como colheita, picagem e transporte. Com isso, o inventário de emissões da ComBio referente ao ano de 2023 foi publicado com um escopo 3 que contempla 100% das emissões relativas ao uso de matéria prima. Ter essa informação apurada e auditada nos permite saber qual o real impacto de nossa descarbonização, considerando toda a logística de abastecimento da biomassa.

Quando aplicável e alinhado com o cliente, a descarbonização proporcionada pela ComBio poderá ensejar em projetos de crédito de carbono. Nossos projetos são elegíveis à certificação CORSIA (programa da ICAO da ONU) e estão registrados/listados em standards reconhecidos internacionalmente.

O projeto Três Marias é o primeiro gerador de créditos de carbono da ComBio e foi registrado em 2019. A atividade do projeto consiste na troca de combustíveis na operação da Nexa, empresa produtora de zinco do Grupo Votorantim. A implementação do projeto reduziu drasticamente o consumo de óleo BPF ao substituir o combustível fóssil por biomassa na geração de vapor utilizada pela Nexa. Anualmente, é evitada a emissão de mais de 60 mil toneladas de CO2, minimizando os impactos ambientais da operação e contribuindo para os ODS 07, 08, 09, 12 e 13.

Saiba mais sobre esse e nossos outros projetos:

Em 2023, a ComBio foi eleita a melhor desenvolvedora de projetos no Voluntary Carbon Market Ranking, promovido pela Environmental Finance, depois de ficar em segundo lugar na premiação ocorrida em 2022:

Confirma todos os vencedores de cada categoria:

Drag